[CURSOS] Narração de histórias: A arte primeira da palavra



Há muito e muito tempo, o homem narra histórias para se divertir, transmitir valores e conhecimentos, agregar pessoas, explicar fenômenos, viver a sua identidade cultural, construir ambientes harmoniosos, estruturar e desenvolver o pensamento lógico, e para se reconhecer enquanto sujeito. O homem conta histórias para a transcendência.


NARRAÇÃO

 

A narração oral de histórias é uma via para a liberdade através da palavra encantada. Nela, pessoas de qualquer tempo, espaço ou idade podem encontrar-se e dialogar, pois o mundo do “Era uma vez” pertence à atemporalidade. Todos, independentemente da idade e cultura, comungam as mesmas características de seus personagens, ilustres moradores, fazedores de contos.

 

A narração oral de histórias é uma prática que promove o crescimento individual e coletivo e deve estar presente na vida de crianças, jovens e adultos.

 

Narrar histórias é uma Arte e, como tal, viabiliza novos processos educacionais, instaura a cura e a transformação.

 

O curso Narração de histórias: a arte primeira da palavra visa trazer ao participante uma visão mais íntima sobre esta Arte e este ofício, além de contribuir para a formação do narrador de histórias. O participante será convidado, primeiramente, a (re)escrever sua própria história. Depois, vivenciará histórias dos mais variados gêneros em toda literatura disponível. E finalmente terá acesso a teorias e práticas que o ajudarão a delinear-se como narrador, priorizando espontaneidade, clareza, repertório, memória e, principalmente, encantamento.

 

PÚBLICO-ALVO: adultos, educadores, bibliotecários, terapeutas e interessados.

Todos os direitos Reservados