Novena de Natal: Folia de Reis

 

3db2b82ab439e4f7ad32fe055c1ea206

 

Nossa novena chega ao seu último dia, para que seja como o primeiro: repleto de alegria, de cantoria, de Folia!!! Repleto de desejo de mais fazer, mais sentir, mais Viver!


Vamos à Folia de Reis, uma das mais belas e animadas festas brasileiras, com toda alegria que este país imprime em quase tudo o que faz, mesmo quando importa de outros países, mesmo quando herda de ancestrais tão antigos quanto as pirâmides do Egito, onde a festa semelhante já acontecia ao Deus Sol.


Mas aqui, um grande musical é encenado e vivido por todo o país. Algumas folias acontecem a partir do final de dezembro até a segunda quinzena de janeiro. Outras, na virada do dia 5 para o dia 6 do primeiro mês do ano, dia de Reis, ou seja, o dia em que, segundo reza a lenda, o dia em que os Três Reis Magos chegaram à Belém, para visitar o Menino Jesus.


Se as datas variam, variam também o ritual e os personagens que o realizam: O estandarte, os palhaços, Bastião, o coro, o Mestre, Embaixador, o festeiro, o bandeireiro, e claro, os Três Reis Magos. Músicos que levam reco-reco, sanfona, pandeiro, violão, zabumba, entre outros instrumentos. Danças variadas, catira, cateretê, entre outras. Até o nome muda de acordo com os estados brasileiros, ora chegando como Folia, ora como Terno de Reis. Mas há algo que não muda na festa: os foliões andam de casa em casa, adorando os presépios e o Menino Jesus de cada uma. Ao chegar, pedem licença ao dono da casa e se despedem. Sempre cantando. E ganham guloseimas do mesmo.


Todos se preparam, desde as roupas coloridas, os cantos ensaiados, as casas enfeitadas, os presépios, o grande ritual que se estende por horas e horas.

 

Hoje, no dia 25 de dezembro, um dia criado para celebrar a chegada do Menino Deus ao mundo, desejamos que possamos recebe-lo no nosso melhor templo: Nosso coração. Nossa casa interior. Seja como ela for, repleta das paixões, dos limites de cada um, simples como uma manjedoura, mas certamente, o que cada um tem de melhor em si. Hoje e sempre...e sempre...


Que possamos receber o Amor em nós e hospedá-lo, festeja-lo, multiplica-lo e assim, um bom Natal a todos. Um ano novo repleto de Alegria, Força, Luz e Paz!

 

“Senhor e dono da casa, vai chegando a folia
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria ai ai ai !

Senhor e dono da casa, se não for muito custoso
Vem abrir a sua porta que nóis viemos de pouso
Vem abrir a sua porta que nóis viemos de pouso ai ai ai !

Nosso corpo quer descanso nóis precisamos dum canto
Nossa arma quem vigia é o divino espírito santo
Nossa arma quem vigia é o divino espírito santo ai ai ai !

Senhor e dono da casa, a folia vai saindo
Fica com deus nosso pai e a proteção do divino
Fica com deus nosso pai e a proteção do divino ai ai ai” !


#natal #novena #foliadereis #tradição #histórias

Todos os direitos Reservados